quinta-feira, 19 de novembro de 2009

PRÍNCIPIOS BÁSICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA


A EDUCAÇÃO INCLUSIVA visa o atendimento de qualidade aos educandos portadores de necessidades educacionais especiais, a DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994), assegura que todo sujeito possui características, habilidades e necessidades de aprendizagens que são únicas, o que requer uma Pedagogia focalizada no aluno e não somente nos resultados adquiridos.
A DECLARAÇÃO enfatiza ainda que as instituições escolares devem oferecer suporte a comunidade e aos pais, de modo que a educação inclusiva seja alcançada em todos os seguimentos. Diversos são os aspectos a serem explorados quando se visa escolas inclusivas, tais como: adaptações curriculares, pois a inclusão não deve ser apenas fisicamente; interação entre educador e os alunos de inclusão, de modo a aprimorar o processo de ensino-aprendizagem; exploração de recursos diversificados que estimulem a autonomia do educando e a formação contínua dos docentes, preparando-os para construírem uma prática pedagógica visando à diversidade.Acredita-se que através de diferentes políticas públicas, gradativamente estaremos desfrutando de uma EDUCAÇÃO que respeita as diferenças e autonomia de cada indivíduo.


Veja a Declaração de Salamanca na íntegra em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf

Fonte (imagem): www.infojovem.org.br/.../educacao-especial/

5 comentários:

  1. A Declaração de Salamanca é muito importante, mas infelismente esta não é a realidade de muitas das escolas que têm alunos com algum tipo de deficiência. É comum notarmos professores desorientados em como desenvolver um trabalho eficiente com estes alunos, que por falta de conhecimentos ou orientação, acabam por excluir ainda mais, ao invés, de incluí-los, como por exemplo: há alguns que dexam estes alunos sem fazer nada, enquanto, os demais estão realizando alguma atividade ou até mesmo realizam atividades, mas no horário das aulas em uma sala reservada com um especialista. (Thalita)

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal!
    O comentário da Thalita é muito pertinente... Realmente, há muito que se construir para que tenhamos uma escola para todos. Conhecer os documentos que regulamentam as questões educacionais é fundamental nesse processo! Vamos contribuir para que mais pessoas tenham acesso a esses materiais?

    Um importante documento que pode ser trabalhado no blog é a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva de educação. O que vocês acham?

    Gostaria de apreciar comentários das demais componetes do grupo!

    Forte abraço,
    Eliane.

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal!
    Gostaria de apreciar a participação das demais componentes do grupo! Vamos lá?
    Abraços,
    Eliane.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de existirem legislações que assegurem uma Educação Inclusiva de qualidade, são diversas as barreiras á serem superadas para que tais aspectos sejam concretizados.
    é de extrema importância que a inclusão vá além do que se referem aos aspectos físicos, devendo haver uma prática pedagógica flexível e dinâmica que envolva todos os participantes deste processo de ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  5. Olá Thalita e Danny!

    Defender uma educação de qualidade para todos não é tarefa fácil! Ousar, inovar, produzir parece-nos o caminho...

    Abraços,
    Eliane.

    ResponderExcluir