segunda-feira, 30 de novembro de 2009

INCLUSÃO NOS MEIOS DE TRANSPORTE PÚBLICO


Esta cena não é muito comum de presenciarmos em nosso dia-a-dia, pois, ainda estamos muito aquém da inclusão social. Além do, preconceito existente por parte de algumas pessoas e a falta de humanismo porque é fato nos depararmos com situações em que motoristas ao ver um deficiente físico fingem que não o viram somente para não se dar ao trabalho de ajudá-los se necessário. Assim como, é notável a ausência desses recursos para facilitar e oportunizar a essas pessoas o acesso a esses meios de transporte.

5 comentários:

  1. Realmente esta cena não é muito comum, ora por descaso do governo, que acaba por deixar de lado as necessidades destes individuos, e ora pela falta de solidariedade da sociedade, que quando deparam-se com cenas destas acabam por fingirem não ver, para não ter que prestar ajudas.

    A sociedade e o governo, tem que passar a compreender que os portadores de necessidades especiais, estão ao nosso redor e não há como camuflar esta realidade, a unica solução e "arregaçasr as mangas" e de forma coletiva pensar e agir de maneira a propiciar impactos menores para estes individuos, no que se refere ás barreiras arquitetonicas, todavia quanto a formação do cidadão é necessário simplesmente interação
    e força vontade por parte da sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de existirem leis governamentais para a acessibilidade de portadores de deficiência física, ainda falta muito para que se torne real e póssível e o defificente possa se locomover de maneira idependente.....
    É preciso mais rigidez na fiscalização dessas leis e a compreensão sincera das autoridades e de qualquer pessoa para com os deficientes.... Somente a partir do momento que todos abrirem os olhos para o mundo dos deficientes é que passará a ter uma maior compreensão do que é a realidade dificultosa de acesso e, quem sabe, sanções mais severas para quem infringe a lei da acessibilidade aos portadores de deficiência física...

    ResponderExcluir
  3. Creio que o maior problema encontrado para o transporte público de pessoas com dificuldades físicas está na paciência das pessoas "normais", sendo que estes estão acostumados a olhar apenas ao redor do seu umbigo, dificultando a percepção do outro.
    Ao visualizarmos o que está ao nosso redor podemos observar um mundo no qual todos são diferentes e precisam de cuidados diversificados.
    Ao aprendermos trabalhar com a diversidade, construimos um ambiente menos individualista e egoista.

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas, concordo com os comentários realizados por vocês. Muito precisa ser melhorado, poucos são os meios de transporte que possibilitam a pessoa com comprometimento físico acessibilidade digna, assim como os demais passageiros, mas realmente vc tem razão Any, a falta de paciência é um grande problema. No dia a dia utilizo este meio de transporte para locomoção e vivencio o quanto a precariedade do sistema e as ações praticadas pelos sujeitos podem transformar uma situação.

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal! Fico encantada quando tenho a oportunidade de viver com a diferença!

    Abraços,
    Eliane.

    ResponderExcluir